1. UNDERSTANDING SPOTIFY
1.1 INTRODUÇÃO
uso do Spotify. Este guia apresenta de forma clara o que você pode fazer
para ter um lançamento bem sucedido em uma das mais populares
plataformas de streaming.
Quando sua música chega ao Spotify, a plataforma disponibiliza
uma variedade de ferramentas de marketing e análise voltada ao
desenvolvimento de audiência.
Este guia mostra como você pode utilizar essas ferramentas de forma
efiiente. Isso inclui tutoriais passo a passo sobre a customização de sua
página, playlists, investimentos em publicidade, produtos para fãs (merch),
agendas de shows e aplicativos de fácil uso.
1.2 O QUE É O SPOTIFY E PORQUE ESTA PLATAFORMA É
IMPORTANTE?
O Spotify é um dos mais populares serviços de streaming do mundo.
Lançado em 2007, este serviço de streaming conta hoje com mais de 100
milhões de usuários em 79 países.
Atualmente o Spotify é — ao lado de YouTube, Apple Music e Deezer —
um ator importante na indústria da música digital.
IMPORTANTE?
O Spotify é um dos mais populares serviços de streaming do mundo.
Lançado em 2007, este serviço de streaming conta hoje com mais de 100
milhões de usuários em 79 países.
Atualmente o Spotify é — ao lado de YouTube, Apple Music e Deezer —
um ator importante na indústria da música digital.
SPOTIFY EM NÚMEROS*
Como o Spotify funciona para artistas da ONErpm?
Os times de marketing da ONErpm faz uso das duas principais ferramentas
de análise do Spotify: Spotify for Artists e Spotify Analytics (o último
apenas disponível selos, gravadoras e distribuidoras).
A ONErpm também monitora a performance do artista em outros serviços
de streaming, engajamento nas redes sociais, tendências, memes, agenda
de shows e estratégias de comunicação e relações públicas.
Aprenda como adicionar a ONErpm como
administradora do Spotify for Artists.
Otimização
Ao contrário do que se imagina, otimização não é uma ação única e
estática. Otimização é um trabalho em constante atualização. A série
sistemática de ajustes técnicos e editoriais tem um efeito positivo no
lançamento de um álbum ou single. E mais importante, terá também um
efeito crucial na carreira do artista dentro da plataforma.
*New artists must wait until they have at least one track on Spotify before they can
apply for access to this feature.
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
Spotify For Artists permite que você saiba
mais sobre quem está ouvindo sua música.
• Dados demográfios: saiba mais sobre seus
fãs na plataforma, incluindo dados como idade,
gênero e quais ferramentas eles usaram para
descobrir ou ouvir sua música.
• Localização: saiba em detalhes como as
pessoas têm escutado sua música por cidade
ou país.
• Artistas semelhantes: veja outros artistas
ouvidos pelos seus fãs, para assim encontrar o
colaborador ou parceiro de tour perfeito.
• Ouvintes em tempo-real: atualização de
ouvintes acontece em tempo-real, para que
você saiba quantas pessoas estão ouvindo as
suas músicas no Spotify.
Source: Spotify News Saiba Mais
1.3 O SPOTIFY PARA OS FÃS
O ponto forte do Spotify é a combinação de seu algoritmo, seu sistema
de recomendação, o trabalho de editores especializados e curadores de
playlists. Com o slogan “música para todos”, a plataforma tem o objetivo de
oferecer a mais relevante experiência musical para seus clientes. Tudo isso
baseado em seleções de diferentes gêneros, moods e atividades diárias.
de recomendação, o trabalho de editores especializados e curadores de
playlists. Com o slogan “música para todos”, a plataforma tem o objetivo de
oferecer a mais relevante experiência musical para seus clientes. Tudo isso
baseado em seleções de diferentes gêneros, moods e atividades diárias.
1.4 COMO O ALGORITMO DO SPOTIFY FUNCIONA?
Parte do sucesso do Spotify se deve ao investimento feito no
desenvolvimento de um poderoso algoritmo para recomendação de
música. O algoritmo leva em conta o histórico de músicas tocadas, artistas
que os usuários seguem, playlists salvas, como também o histórico, gosto e
atividades dos amigos desses usuários.
Já para os artistas, o algoritmo de recomendação favorece artistas com
perfi otimizados e que sejam engajados com a plataforma. Isso signifia
que as estratégias com foco no lançamento em múltiplos trabalhos ao
longo de um contínuo período de tempo podem ser benefiiados pelo
algoritmo.
desenvolvimento de um poderoso algoritmo para recomendação de
música. O algoritmo leva em conta o histórico de músicas tocadas, artistas
que os usuários seguem, playlists salvas, como também o histórico, gosto e
atividades dos amigos desses usuários.
Já para os artistas, o algoritmo de recomendação favorece artistas com
perfi otimizados e que sejam engajados com a plataforma. Isso signifia
que as estratégias com foco no lançamento em múltiplos trabalhos ao
longo de um contínuo período de tempo podem ser benefiiados pelo
algoritmo.
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.1 FERRAMENTAS PARA DESENVOLVIMENTO DE
AUDIÊNCIA
2.1 FERRAMENTAS PARA DESENVOLVIMENTO DE
AUDIÊNCIA
Como o Spotify funciona para artistas da ONErpm?
Os times de marketing da ONErpm faz uso das duas principais ferramentas
de análise do Spotify: Spotify for Artists e Spotify Analytics (o último
apenas disponível selos, gravadoras e distribuidoras).
A ONErpm também monitora a performance do artista em outros serviços
de streaming, engajamento nas redes sociais, tendências, memes, agenda
de shows e estratégias de comunicação e relações públicas.
Aprenda como adicionar a ONErpm como
administradora do Spotify for Artists.
Otimização
Ao contrário do que se imagina, otimização não é uma ação única e
estática. Otimização é um trabalho em constante atualização. A série
sistemática de ajustes técnicos e editoriais tem um efeito positivo no
lançamento de um álbum ou single. E mais importante, terá também um
efeito crucial na carreira do artista dentro da plataforma.
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
Spotify for Artists é uma ferramenta de marketing que permite que
artistas, selos e os gerentes que cuidam da sua conta na ONErpm a
melhor entenderem sua audiência. A ferramenta diz mais sobre quem está
consumindo a sua música e onde a sua música está sendo tocada.
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
Spotify for Artists é uma ferramenta de marketing que permite que
artistas, selos e os gerentes que cuidam da sua conta na ONErpm a
melhor entenderem sua audiência. A ferramenta diz mais sobre quem está
consumindo a sua música e onde a sua música está sendo tocada.
*New artists must wait until they have at least one track on Spotify before they can
apply for access to this feature.
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
Spotify For Artists permite que você saiba
mais sobre quem está ouvindo sua música.
• Dados demográfios: saiba mais sobre seus
fãs na plataforma, incluindo dados como idade,
gênero e quais ferramentas eles usaram para
descobrir ou ouvir sua música.
• Localização: saiba em detalhes como as
pessoas têm escutado sua música por cidade
ou país.
• Artistas semelhantes: veja outros artistas
ouvidos pelos seus fãs, para assim encontrar o
colaborador ou parceiro de tour perfeito.
• Ouvintes em tempo-real: atualização de
ouvintes acontece em tempo-real, para que
você saiba quantas pessoas estão ouvindo as
suas músicas no Spotify.
Source: Spotify News Saiba Mais
Spotify For Artists permite que você saiba
mais sobre quem está ouvindo sua música.
• Dados demográfios: saiba mais sobre seus
fãs na plataforma, incluindo dados como idade,
gênero e quais ferramentas eles usaram para
descobrir ou ouvir sua música.
• Localização: saiba em detalhes como as
pessoas têm escutado sua música por cidade
ou país.
• Artistas semelhantes: veja outros artistas
ouvidos pelos seus fãs, para assim encontrar o
colaborador ou parceiro de tour perfeito.
• Ouvintes em tempo-real: atualização de
ouvintes acontece em tempo-real, para que
você saiba quantas pessoas estão ouvindo as
suas músicas no Spotify.
Source: Spotify News Saiba Mais
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
Ganhe acesso ao Spotify For Artists*
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
Ganhe acesso ao Spotify For Artists*
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
PASSO 1
Crie sua conta no Spotify For Artists em:
https://artists.spotify.com usando uma conta de email
Arrase em seu banner de perfi:
• Sua foto deve refltir quem você é e sua persona artística.
• Seu rosto deve estar posicionado no centro do quadro.
• Utilize cores claras que ajudem a destacar seu rosto.
• Utilize o formato correto para suas foto (.jpeg, .gif, or .png).
• Use fotos em alta resolução. Imagens devem ter pelo menos 2660 por
1140 pixels, mas de preferência 6000 por 4000 pixels. Arquivos não
devem ser maiores de 20MB.
Clique aqui para saber mais.
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
PASSO 1
Crie sua conta no Spotify For Artists em:
https://artists.spotify.com usando uma conta de email
PASSO 2
Obtenha acesso a seu perfi de artista.
PASSO 3
Adicione ONErpm como um membro da sua equipe (team member)
Obtenha acesso a seu perfi de artista.
PASSO 3
Adicione ONErpm como um membro da sua equipe (team member)
• Sua foto deve refltir quem você é e sua persona artística.
• Seu rosto deve estar posicionado no centro do quadro.
• Utilize cores claras que ajudem a destacar seu rosto.
• Utilize o formato correto para suas foto (.jpeg, .gif, or .png).
• Use fotos em alta resolução. Imagens devem ter pelo menos 2660 por
1140 pixels, mas de preferência 6000 por 4000 pixels. Arquivos não
devem ser maiores de 20MB.
Clique aqui para saber mais.
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
Biografi
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
Biografi
Nesta seção, você pode editar sua biografi
e adicionar links para suas redes sociais.
Aproveite também para se apresentar a
seus fãs de maneira próxima e pessoal,
como suas visões de mundo, inspirações
e conquistas. O texto também pode trazer
trechos de críticas sobre seus trabalhos
publicados na imprensa e entrevistas.
Não se esqueça de convidá-los a ouvir seus
lançamentos mais recentes e suas playlists.
e adicionar links para suas redes sociais.
Aproveite também para se apresentar a
seus fãs de maneira próxima e pessoal,
como suas visões de mundo, inspirações
e conquistas. O texto também pode trazer
trechos de críticas sobre seus trabalhos
publicados na imprensa e entrevistas.
Não se esqueça de convidá-los a ouvir seus
lançamentos mais recentes e suas playlists.
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
Como editar sua biografi:
1. Abra o Spotify for Artists, vá até Perfi e desça utilizando o scroll ou o
mouse até a caixa de texto localizada abaixo de “Artist Bio” (ou biografi
do artista).
2. Escreva ou cole sua biografi (1.500 caracteres no máximo).
3. Insira links para qualquer single, vídeo ou álbum no Spotify. Você
pode colar links do Spotify diretamente no texto ou utilizar o símbolo
@ (arroba) para taguear o que você quiser: artistas, álbuns que lhe
inspiram, playlists nas quais sua música aparece ou outros artistas com
quem você colaborou.
4. Clique em “Save” (salvar).
1. Abra o Spotify for Artists, vá até Perfi e desça utilizando o scroll ou o
mouse até a caixa de texto localizada abaixo de “Artist Bio” (ou biografi
do artista).
2. Escreva ou cole sua biografi (1.500 caracteres no máximo).
3. Insira links para qualquer single, vídeo ou álbum no Spotify. Você
pode colar links do Spotify diretamente no texto ou utilizar o símbolo
@ (arroba) para taguear o que você quiser: artistas, álbuns que lhe
inspiram, playlists nas quais sua música aparece ou outros artistas com
quem você colaborou.
4. Clique em “Save” (salvar).
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
Biografi do Artista: Regras Básicas.
Spotify determina algumas regras que devem ser seguidas ao escrever sua
biografi. Leia abaixo algumas delas:
1. Não viole direitos autorais. Isso signifia que você não deve copiar
conteúdo de ninguém a não ser que tenha autorização.
2. Discursos de ódio de qualquer tipo são estritamente proibidos e serão
removidos imediatamente.
3. Bullying, ameaças de violência e abusos contra indivíduos, grupos ou
minorias não são permitidos em nenhum espaço no Spotify e serão serão
removidos.
biografi. Leia abaixo algumas delas:
1. Não viole direitos autorais. Isso signifia que você não deve copiar
conteúdo de ninguém a não ser que tenha autorização.
2. Discursos de ódio de qualquer tipo são estritamente proibidos e serão
removidos imediatamente.
3. Bullying, ameaças de violência e abusos contra indivíduos, grupos ou
minorias não são permitidos em nenhum espaço no Spotify e serão serão
removidos.
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
Playlists
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
Playlists
Além do trabalho da ONErpm para posicionar
músicas nas playlists editoriais, artistas podem
criar e promover suas próprias playlists. Esta
estratégia permite uma ligação ainda mais
próxima com seus fãs.
A ONErpm sugere que os artistas posicionem
suas músicas no topo de suas playlists. Artistas
podem também adicionar capas customizadas
e atualizá-las regularmente.
músicas nas playlists editoriais, artistas podem
criar e promover suas próprias playlists. Esta
estratégia permite uma ligação ainda mais
próxima com seus fãs.
A ONErpm sugere que os artistas posicionem
suas músicas no topo de suas playlists. Artistas
podem também adicionar capas customizadas
e atualizá-las regularmente.
Ideias para playlists:
inspirações, inflências, músicas da sua terra natal, música por época,
bandas e artistas com quem esteve em turnê, temas diversos, setlists,
músicas favoritas para determinada atividade ou hobby (por exemplo, a
melhor música para malhar).
Design das playlists devem ser visualmente impactantes, ter personalidade e
uma identidade clara.
Leia mais sobre como criar capas para playlists neste link.
inspirações, inflências, músicas da sua terra natal, música por época,
bandas e artistas com quem esteve em turnê, temas diversos, setlists,
músicas favoritas para determinada atividade ou hobby (por exemplo, a
melhor música para malhar).
Design das playlists devem ser visualmente impactantes, ter personalidade e
uma identidade clara.
Leia mais sobre como criar capas para playlists neste link.
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
Artist’s Pick
Uma vez com acesso ao Spotify for Artists, você pode utilizar a ferramenta
Artist’s Pick para destacar o conteúdo que você ama. Você pode também
adicionar um texto curto sobre suas escolhas.
Uma vez com acesso ao Spotify for Artists, você pode utilizar a ferramenta
Artist’s Pick para destacar o conteúdo que você ama. Você pode também
adicionar um texto curto sobre suas escolhas.
Aqui estão alguns exemplos do que você
pode destacar:
• Track
• Album
• Playlist
• Pictures
Suas escolhas vão aparecer no topo da
sua página de artista por duas semanas
e poderão ser trocadas ou atualizadas
sempre que você quiser.
pode destacar:
• Track
• Album
• Playlist
• Pictures
Suas escolhas vão aparecer no topo da
sua página de artista por duas semanas
e poderão ser trocadas ou atualizadas
sempre que você quiser.
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
2.2 SPOTIFY FOR ARTISTS
Artist’s Pick: Imagens
Escolha uma imagem que combine com a personalidade artística de seu
álbum, single ou playlist. Você pode fazer o upload de uma foto de making
of de sua mais recente criação. Você também pode incluir uma imagem
que seja relacionada com seu branding, como um logo, ilustração ou
esboços de fiurino e outros objetos de design..
Escolha uma imagem que combine com a personalidade artística de seu
álbum, single ou playlist. Você pode fazer o upload de uma foto de making
of de sua mais recente criação. Você também pode incluir uma imagem
que seja relacionada com seu branding, como um logo, ilustração ou
esboços de fiurino e outros objetos de design..
Como fazer o upload de uma imagem
no Artist’s Pick:
1. Entre na sua conta do Spotify for Artists
usando o aplicativo instalado
em seu celular (para iOS ou Android)
ou a partir de seu computador.
2. Vá até Perfi (profie).
Nos celulares de seus fãs, a imagem
vai aparecer do tamanho de uma foto do Instagram.
no Artist’s Pick:
1. Entre na sua conta do Spotify for Artists
usando o aplicativo instalado
em seu celular (para iOS ou Android)
ou a partir de seu computador.
2. Vá até Perfi (profie).
Nos celulares de seus fãs, a imagem
vai aparecer do tamanho de uma foto do Instagram.
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.3 ARTISTAS RELACIONADOS
2.3 ARTISTAS RELACIONADOS
Spotify seleciona os perfi de artistas similares para que apareçam na seção
Artistas Relacionados (Related Artists). Essa seleção não pode ser alterada
pelos artistas ou gerentes de conta. Para criar a lista de recomendações de
artistas, o algoritmo agrega e processa dados adicionais como quando e
quantas vezes as músicas são ouvidas.
Artistas Relacionados (Related Artists). Essa seleção não pode ser alterada
pelos artistas ou gerentes de conta. Para criar a lista de recomendações de
artistas, o algoritmo agrega e processa dados adicionais como quando e
quantas vezes as músicas são ouvidas.
A seção Artistas Relacionados
é baseada em:
• Tags Editoriais
• Análises
• Metadados
• Idioma
. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.6 CAMPANHAS PARA ARTISTAS
Spotify promove o trabalho de artistas por meio de campanhas gratuitas e
artist promos, como são conhecidas as campanhas pagas.
Para acompanhar os resultados dessas campanhas, o Spotify mantém
um site dedicado exclusivamente para este fi. O Spotify Ad Studio traz
métricas de conversão e artistas e managers entender melhor como a
publicidade em áudio impactou sua audiência.
Saiba mais sobre essa ferramenta no site ofiial do Spotify
é baseada em:
• Tags Editoriais
• Análises
• Metadados
• Idioma
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.4 PLAYLISTS DO SPOTIFY
2.4 PLAYLISTS DO SPOTIFY
Se você quer ter sua música em uma das
playlists editoriais do Spotify, aqui vão
algumas regras básicas:
• Sua campanha de pré-lançamento já
deve ter sido iniciada.
• Você já deve ter realizado o upload das
faixas e enviado as informações sobre
seu trabalho (press release, fotos de
divulgação em alta resolução etc) para a
ONErpm com pelo menos 3 semanas de
antecedência.
playlists editoriais do Spotify, aqui vão
algumas regras básicas:
• Sua campanha de pré-lançamento já
deve ter sido iniciada.
• Você já deve ter realizado o upload das
faixas e enviado as informações sobre
seu trabalho (press release, fotos de
divulgação em alta resolução etc) para a
ONErpm com pelo menos 3 semanas de
antecedência.
Playlists da ONErpm
Para que sua música seja incluída nas
playlists da ONErpm, você deve entrar em
contato com seus gerentes de conta.
Para que sua música seja incluída nas
playlists da ONErpm, você deve entrar em
contato com seus gerentes de conta.
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.5 CELEBRE
ENTRADAS EM
PLAYLISTS
ENTRADAS EM
PLAYLISTS
Compartilhe a novidade sempre
que sua música for incluída
em uma playlist com curadoria
ou mesmo uma playlist com
recomendação automática.
Essa é uma ótima maneira de
se engajar com fãs, curadores e
mesmo programadores de rádio e
inflencers.
Não se esqueça de postar o nome
das playlists com link e tag em suas
redes sociais. owner or Spotify
que sua música for incluída
em uma playlist com curadoria
ou mesmo uma playlist com
recomendação automática.
Essa é uma ótima maneira de
se engajar com fãs, curadores e
mesmo programadores de rádio e
inflencers.
Não se esqueça de postar o nome
das playlists com link e tag em suas
redes sociais. owner or Spotify
. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.6 CAMPANHAS PARA ARTISTAS
Spotify promove o trabalho de artistas por meio de campanhas gratuitas e
artist promos, como são conhecidas as campanhas pagas.
Para acompanhar os resultados dessas campanhas, o Spotify mantém
um site dedicado exclusivamente para este fi. O Spotify Ad Studio traz
métricas de conversão e artistas e managers entender melhor como a
publicidade em áudio impactou sua audiência.
Saiba mais sobre essa ferramenta no site ofiial do Spotify
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.6 CAMPANHAS PARA ARTISTAS
Fans First Campaign
Reforçando os laços
com seus maiores fãs.
Se você é um artista com uma grande
base no Spotify, uma campanha
voltada aos maiores fãs próxima à data
do lançamento pode ser uma boa
estratégia.
Estas campanhas de email marketing
são voltadas aos ouvintes mais
ávidos (usuários pagantes ou não) e
apresentam conteúdo exclusivo. Alguns
exemplos de campanhas passadas
incluem memorabilia, entradas para
shows e eventos especiais, entre outros
Reforçando os laços
com seus maiores fãs.
Se você é um artista com uma grande
base no Spotify, uma campanha
voltada aos maiores fãs próxima à data
do lançamento pode ser uma boa
estratégia.
Estas campanhas de email marketing
são voltadas aos ouvintes mais
ávidos (usuários pagantes ou não) e
apresentam conteúdo exclusivo. Alguns
exemplos de campanhas passadas
incluem memorabilia, entradas para
shows e eventos especiais, entre outros
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.6 CAMPANHAS PARA ARTISTAS
Campanhas Online
Spotify oferece diferentes formatos de publicidade. Campanhas rodam para os
usuários do seu serviço gratuito. Converse com seu gerente de contas na ONErpm
para explorar opções de publicidade no Spotify.
2.6 CAMPANHAS PARA ARTISTAS
Campanhas Online
Spotify oferece diferentes formatos de publicidade. Campanhas rodam para os
usuários do seu serviço gratuito. Converse com seu gerente de contas na ONErpm
para explorar opções de publicidade no Spotify.
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.6 CAMPANHAS PARA ARTISTAS
Formatos
2.6 CAMPANHAS PARA ARTISTAS
Formatos
Publicidade em Áudio
São veiculadas entre os breaks comerciais. Nesta forma de publicidade,
Spotify mostra uma arte com mensagem publicitária e uma campanha
clicável.
Display
Imagens clicáveis aparecem por 30 minutos. Nenhum outra publicidade é
veiculada enquanto as imagens estão ‘no ar’
Billboard
Billboard são grandes imagens que tomam toda a tela em modo de
descanso após 5 minutos de inatividade. Quando o usuário retorna, a
imagem ainda permanece ‘no ar’ por 30 segundos. Durante 30 segundos, a
imagem pode ser expansível novamente para formato tela-cheia. O usuário
pode clicar em todos os espaços da mensagem, em qualquer um dos
estágios enquanto ela está sendo veiculada.
São veiculadas entre os breaks comerciais. Nesta forma de publicidade,
Spotify mostra uma arte com mensagem publicitária e uma campanha
clicável.
Display
Imagens clicáveis aparecem por 30 minutos. Nenhum outra publicidade é
veiculada enquanto as imagens estão ‘no ar’
Billboard
Billboard são grandes imagens que tomam toda a tela em modo de
descanso após 5 minutos de inatividade. Quando o usuário retorna, a
imagem ainda permanece ‘no ar’ por 30 segundos. Durante 30 segundos, a
imagem pode ser expansível novamente para formato tela-cheia. O usuário
pode clicar em todos os espaços da mensagem, em qualquer um dos
estágios enquanto ela está sendo veiculada.
2. AUDIENCE DEVELOPMENT
2.6 CAMPANHAS PARA ARTISTAS
Special Campaigns Inclusion
2.6 CAMPANHAS PARA ARTISTAS
Special Campaigns Inclusion
Spotify colabora com artistas para criar campanhas de branding, sessões de
estúdio, playlists comemorativas, eventos e palestras, entre outras.
estúdio, playlists comemorativas, eventos e palestras, entre outras.
Por exemplo, Spotify colaborou com os artistas The Harmaleighs e James
Droll, ambos artistas da ONErpm, para criação se sua campanha para
celebração do es LGBTQI* nos Estados Unidos.
Droll, ambos artistas da ONErpm, para criação se sua campanha para
celebração do es LGBTQI* nos Estados Unidos.
3. MERCHBAR
O Spotify fez parceria com a Merchbar, empresa que fornece produtos
promocionais online.
Uma vez seus produtos entrem na lista de produtos da empresa, uma lista
com os produtos mais vendidos aparece automaticamente na sua página
de artista.
Para utilizar os serviços do Merchbar, entre em contato com o time deles
(nos Estados Unidos). Novos produtos são aceitos a cada 3 meses.
promocionais online.
Uma vez seus produtos entrem na lista de produtos da empresa, uma lista
com os produtos mais vendidos aparece automaticamente na sua página
de artista.
Para utilizar os serviços do Merchbar, entre em contato com o time deles
(nos Estados Unidos). Novos produtos são aceitos a cada 3 meses.
4. CALENDÁRIO DE SHOWS
Divulgue seu calendário de shows para seus fãs. O Spotify reproduz
automaticamente suas agendas de shows listadas no Songkick e
Ticketmaster
automaticamente suas agendas de shows listadas no Songkick e
Ticketmaster
4. CALENDÁRIO DE SHOWS
Regras Básicas:
• Pode levar de 24 a 48 horas para que a agenda apareça no Spotify, após
terem sido inseridas no Songkick.
• Todos os eventos já devem ter o local confimado (não apenas as
cidades). Eventos sem local confimado não aparecerão no Spotify.
• Spotify apenas mostra os eventos para no máximo os 12 meses futuros.
Comece o processo a partir do Songkick
Regras Básicas:
• Pode levar de 24 a 48 horas para que a agenda apareça no Spotify, após
terem sido inseridas no Songkick.
• Todos os eventos já devem ter o local confimado (não apenas as
cidades). Eventos sem local confimado não aparecerão no Spotify.
• Spotify apenas mostra os eventos para no máximo os 12 meses futuros.
Comece o processo a partir do Songkick
4. CALENDÁRIO DE SHOWS
Songkick Passo-a-Passo
Songkick Passo-a-Passo
1. Clique no link, e então em “Sign Up For Free”
4. CALENDÁRIO DE SHOWS
Songkick Passo-a-Passo
2. Faça o login usando seu email e complete seu perfi.
Songkick Passo-a-Passo
2. Faça o login usando seu email e complete seu perfi.
4. CALENDÁRIO DE SHOWS
Songkick Passo-a-Passo
3. Entre a URL customizada para criar um link para o ticket de seu evento;
Songkick Passo-a-Passo
3. Entre a URL customizada para criar um link para o ticket de seu evento;
4. CALENDÁRIO DE SHOWS
Songkick Passo-a-Passo
4. Crie um link para seu produto.
Songkick Passo-a-Passo
4. Crie um link para seu produto.
4. CALENDÁRIO DE SHOWS
Songkick Passo-a-Passo
5. Insira detalhes sobre o show
Songkick Passo-a-Passo
5. Insira detalhes sobre o show
4. CALENDÁRIO DE SHOWS
Songkick Passo-a-Passo
6. Gerencie confiurações para aprovação.
4. CALENDÁRIO DE SHOWS
Songkick Passo-a-Passo
7. Agende os anúncios para seus próximos shows
ou comece a promovê-los imediatamente.
Songkick Passo-a-Passo
7. Agende os anúncios para seus próximos shows
ou comece a promovê-los imediatamente.
5. CAMPANHA DE SEGUIDORES
Conquistar novos seguidores é uma maneira importante para se engajar
com seus fãs e conseguir mais visibilidade.
com seus fãs e conseguir mais visibilidade.
Clique aqui para aprender a criar o botão “Follow”, que pode ser embedado
em seu blog ou website.
Quando um fã opta por seguir seu perfi no Spotify, ele passa a receber
notifiações sobre novos lançamentos. Além disso, sua música passará
a fiurar entre os singles das playlists automáticas ‘Release Radar’ e
‘Descobertas da Semana’’.
Convide regularmente seus fãs a seguirem seu perfi no Spotify por meio de
posts nas suas redes sociais. Isso vai lhe garantir mais playlists e engajamento
em seu blog ou website.
Quando um fã opta por seguir seu perfi no Spotify, ele passa a receber
notifiações sobre novos lançamentos. Além disso, sua música passará
a fiurar entre os singles das playlists automáticas ‘Release Radar’ e
‘Descobertas da Semana’’.
Convide regularmente seus fãs a seguirem seu perfi no Spotify por meio de
posts nas suas redes sociais. Isso vai lhe garantir mais playlists e engajamento
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